quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Robô Curiosity detectou gás metano na atmosfera de Marte


Rondoniadireta.com  


Uma descoberta recente feita pelo robô americano “Curiosity”, aponta para a existência de gás metano na atmosfera do Planeta Vermelho. Essa descoberta pode influenciar nas próximas sondas a serem enviadas para Marte.
Em nosso planeta, o surgimento desses gases está relacionado com o fluxo de vida dos Micróbios, no processamento do dióxido de carbono. No caso de Marte, as suspeitas encontradas é que a reação de processos geológicos do mineral olivina com partículas de água encontradas no subsolo seriam responsáveis pela produção do gás metano.
Através da descoberta, os cientistas acreditam que a origem do gás pode apontar para a existência de vida no planeta vermelho. Os estudos anteriores apontavam para a não existência de gases na atmosfera do planeta, no entanto, o robô detectou a presença do gás metano com uma intensidade dez vezes maior.
Apesar da descoberta, nada prova que Marte tenha ou possuiu em algum tempo a existência de vida, mas pode ter características parecidas nas substâncias encontradas, com o que seriam favoráveis para a existência de seres biológicos.

do caririnoticia.com.br